AUDIÊNCIA PÚBLICA

apresentação e discussão acerca da implantação do Aterro Sanitário Ereguaçu, localizado na Rodovia MS 455 KM 0 + 500 m, em Campo Grande – MS

Data: 20/07/2021
Horário: 18 horas


OBJETIVOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

  • Apresentação do projeto de implantação de empreendimento para disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos Classe II A, gerados no município de Campo Grande/MS.
  • Assegurar a ampla participação popular na discussão acerca do projeto, garantindo o atendimento às legislações e normativas vigentes, bem como aos anseios da população campo-grandense.

Endereço para participação de interessados previamente cadastrados: www.solurb.eco.br/audiencia

Endereço para acesso do público em geral, na modalidade ouvinte. www.solurb.eco.br/audiencia - www.youtube.com/solurbinho
RBTV – Canal aberto digital 23.1


Documentos importantes

EIA - Estudo de Impactos Ambientais
Complementação EIA – Diagnóstico Ambiental
Relatório de Impacto Ambiental - RIMA
Projeto - Volume 1
Projeto - Volume 2
Folder Audiência Pública

Audiência Pública

Cadastre-se para enviar uma pergunta.

Enviar Pergunta



Perguntas Frequentes

O QUE É ATERRO SANITÁRIO?

O aterro sanitário é um empreendimento utilizado para dispor os resíduos sólidos de uma forma ambientalmente adequada. Ele é baseado em princípios de engenharia que confina os resíduos no menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra após a conclusão de cada jornada de trabalho. Além disso, é realizada a impermeabilização do solo, drenagem e tratamento de percolados, captação e tratamento de gases, dentre outras técnicas de controle.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE ATERRO E “LIXÃO”?

O aterro sanitário recebe os resíduos utilizando técnicas que protegem o solo, o ar e os mananciais superficiais e subterrâneos. Possui ainda diversos planos de controle ambiental e, inclusive, um específico para seu encerramento. O “lixão” não possui alguma inciativa de preservação, o que acarreta contaminação do meio ambiente, atraindo vetores e propagando doenças.


QUEM SERÁ RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO?

A operação será de reponsabilidade da C.G. SOLURB durante o período de concessão.


QUEM É PROPRIETÁRIA DO ATERRO SANITÁRIO?

O aterro sanitário será de posse da C.G. SOLURB durante o período de concessão, passando a ser de propriedade da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS após o término do contrato.


O MUNICÍPIO É OBRIGADO A TER UM ATERRO SANITÁRIO?

Os municípios são obrigados a darem um destino ambientalmente adequado para seus resíduos. Por ser um empreendimento eficaz e economicamente viável, a implantação de aterros sanitários é a técnica mais utilizada no Brasil.


O ATERRO SANITÁRIO TRARÁ MALEFÍCIOS PARA A REGIÃO NO ENTORNO DO EMPREENDIMENTO?

O aterro sanitário tem como principal objetivo oferecer uma alternativa para disposição ambientalmente adequada para os resíduos gerados na cidade, contribuindo para manutenção da saúde pública e preservação do meio ambiente. O local onde se pretende implantar o novo aterro ficará próximo às áreas onde já estão instalados o antigo “lixão”, o aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Los Angeles e uma empresa de compostagem de resíduos orgânicos. Portanto, além de ser uma região que já comporta esse tipo de empreendimento, garantirá os benefícios que o aterro sanitário proporciona.


HAVERÁ POLUIÇÃO VISUAL E MAU CHEIRO?

Na implantação do aterro sanitário é realizado o plantio de mudas que visam a formação de uma cortina vegetal, contribuindo para a mitigação da poluição visual e da propagação de odores. Ainda, durante a operação do aterro é efetuada a cobertura dos resíduos com solo, o que não permite que o mau cheiro proveniente da putrefação se propague.


COMO PROCEDE A ESCOLHA DO LOCAL MAIS ADEQUADO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM ATERRO SANITÁRIO?

São realizados extensos e criteriosos estudos com o objetivo de avaliar a melhor alternativa locacional, no que tange aos critérios ambientais, social e legal. Assim são apresentadas áreas favoráveis a implantação do Aterro Sanitário, onde a que se oferecer melhor pontuação nessa avaliação passara pelas etapas posteriores de licenciamento ambiental.


Localização da área de interesse