A Solurb, concessionária municipal de limpeza urbana, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, inicia um marco na modernização de sua frota, com a substituição de veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia a gás natural veicular (GNV).
A cerimônia de entrega de três veículos movidos a gás aconteceu na sexta-feira (11), na sede da Casa Scania P. B. Lopes, que representa a fabricante sueca em Campo Grande.
“Essa ação inserida no contexto do contrato de concessão com o município reforça o compromisso conjunto com práticas mais sustentáveis e inovadoras na gestão de resíduos urbanos”, afirmou Elcio Terra, superintendente da Solurb.
“Essa iniciativa posiciona o município de Campo Grande como referência nacional em soluções ambientais e inovação na gestão de resíduos sólidos”, complementou Elcio Terra.
Neste primeiro momento foram colocados três veículos em operação, “como parte de um projeto piloto que visa avaliar o desempenho técnico e ambiental desses veículos, e assim iniciar a substituição progressiva da atual frota”, explicou Lucas Dolzan, também superintendente da concessionária.Mato Grosso do Sul: Turismo em MS
Os modelos distribuídos pela PB Lopes são produzidos pela Scania, fabricante pioneira no desenvolvimento de caminhões com essa tecnologia no Brasil, voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa.
A adoção do GNV representa uma transição estratégica rumo ao uso futuro do biometano, combustível 100% renovável que será produzido no aterro sanitário operado pela S olurb.
“Com isso, fechamos um ciclo sustentável de geração e consumo de energia limpa na própria operação, potencializando a redução da emissão de carbono”, finalizou Dolzan.