Óleo de cozinha passar a integrar coleta seletiva em Campo Grande

Ãleo de cozinha passar a integrar coleta seletiva em Campo Grande
14/03/2022 |

Abrindo as comemorações do mês da água, a CG Solurb e a Águas Guariroba iniciaram hoje, 14, parceria por meio do Programa de Olho no Oleo, ampliando as ações de coleta e reciclagem do óleo de cozinha em Campo Grande.

O lançamento aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês, e contou com a participação da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Com a nova ação do programa, o óleo, que deverá ser acondicionado em garrafas pet, será coletado pela equipe da Solurb e terá a destinação correta para reciclagem, minimizando os impactos ambientais. Após recolhido, o produto será separado e vendido para uma empresa especializada em reciclagem.

Os caminhões da coleta e os ecopontos dos bairros Jardim Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e Moreninhas estarão preparados para receber o óleo de cozinha separado para reciclagem.

Para o superintendente de relações institucionais da AEGEA, holding da Águas Guariroba, Paulo Antunes Siqueira, o programa De Olho no Óleo amplia diretamente as ações de conscientização no descarte correto do óleo e na preservação do meio ambiente.

“Com a parceria da Solurb, o programa De Olho no Óleo ampliará as melhorias voltadas para o meio ambiente e saúde. É um trabalho conjunto que evitará o despejo de óleo em nossos mananciais e também reduzindo uma série de doenças causadas pelo descarte incorreto do óleo. São mais de 10 anos de atuação do programa, com isso, ampliamos ainda mais a conscientização sobre o descarte com a informação acessível para a população.”, destaca Paulo Antunes.

De acordo com Mara Calvis, coordenadora de educação ambiental da Solurb, além do trabalho educativo, a parceria com a Solurb passa ser no campo socioeconômico, gerando renda para os colaboradores envolvidos desde a coleta até o descarte correto do óleo de cozinha.

“Ampliamos esta ação com essa parceria pensando na preservação, educação ambiental e também na geração de renda. Após coletado, o óleo será doado para três cooperativas e uma associação de catadores. São grandes parceiros e contarão com a geração de renda e matéria prima para a fabricação de sabão e biodiesel”, explica Mara.

“É uma ação de destaque por que temos duas importantes concessionarias de Campo Grande trabalhando de forma conjunta em um projeto que amplia a destinação correta do óleo de cozinha com o objetivo único de preservar o meio ambiente de Campo Grande. É um momento muito próspero e merece reconhecimento, já que este projeto traz a conscientização e principalmente ensina os nossos filhos sobre a preservação no meio ambiente, sendo propagadores dessa consciência.”, afirma Odilon Júnior, diretor-presidente da Agereg.

A parceria conta ainda com ações de educacionais conectadas às atividades de Responsabilidade Social das duas concessionárias, voltadas para a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado para a preservação do meio ambiente e para a saúde das pessoas.

O produto também poderá ser entregue em um local de entrega voluntária (endereços disponíveis neste link: https://solurb.eco.br/servico/locais-de-entrega-voluntaria-lev/16 ).

Descartado de maneira incorreta, o óleo prejudica o solo e pode comprometer o funcionamento das redes de esgoto, já que em forma de gordura atrai pragas que causam doenças como leptospirose, cólera, hepatites, entre outras. Além disso, as tubulações ficam obstruídas podendo causar extravasamentos. Estima-se que um litro de óleo pode contaminar aproximadamente 1 milhão de litros de água.