Solurb oferece capacitação para Guarda Municipal

Solurb oferece capacitação para Guarda Municipal
14/08/2015 |

A Solurb promoveu, nesta sexta-feira (14), um curso de formação de Agentes Ambientais para 96 guardas municipais de Campo Grande. A capacitação faz parte de uma ação promovida pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) com o objetivo de aprimorar a atuação da Guarda Municipal nas várias dimensões da temática socioambiental.

 

Os educadores ambientais da Solurb, Mara Calvis e Heitor Simões, foram os responsáveis pelo curso que abordou todos os aspectos da reciclagem de resíduos, desde a geração e separação até o processo de triagem e reaproveitamento. “Todo cidadão tem o dever de entender e fazer parte desse processo. Qualificar uma entidade como a Guarda Municipal vai gerar o que chamamos de ‘efeito multiplicador’, já que ela mantém contato direto com todos os munícipes”, explica Mara.

 

Ainda segundo a educadora, Campo Grande vive um momento de mudanças relevantes no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos. “Com a inauguração da Usina de Triagem de Resíduos (UTR), será imprescindível a adesão e contribuição dos cidadãos, pois pouco adianta uma estrutura de gerenciamento de resíduos consolidada sem a participação efetiva da sociedade”.

 

Das nove rotas de coleta seletiva estipuladas para os bairros de Campo Grande, três estão funcionando e mais duas devem entrar em operação até o mês de setembro.

 

Parceria com a Semadur

 

Segundo a Gerente da Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur, Cristina Piccolo, a ação voltada para a Guarda Municipal começou no dia 11 de agosto e segue até o dia 22. Além da Solurb, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Defensoria Pública do Estado oferecerão palestras abordando aspectos de legislação, fiscalização e educação ambiental.