Lojistas são orientados sobre a coleta seletiva do lixo no centro da Capital

Lojistas são orientados sobre a coleta seletiva do lixo no centro da Capital
22/07/2015 |

Com o objetivo de informar e orientar sobre a coleta seletiva do lixo, a Solurb Soluções Ambientais realizou no último sábado (18) uma campanha educativa, com a distribuição de folhetos aos lojistas da área central de Campo Grande. A ação foi percorreu as principais ruas da região central.

 

A coleta seletiva do lixo no centro da cidade é realizada desde o último dia 29 de junho, sempre às segundas e quintas-feiras, no período noturno. Entre as orientações, está a de separar os resíduos secos dos úmidos, porque apesar de haver o serviço da coleta seletiva, o caminhão de lixo comum (resíduos sólidos não recicláveis) continuará com suas atividades normais. Papéis, vidros, latas, plásticos e alumínios devem estar em saco ou caixa que estejam identificados como reciclável. No caso de pilhas, baterias e lâmpadas, estas devem ser devolvidas nos locais onde foram compradas.

 

Conforme a educadora ambiental da Solurb, Mara Calvis, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas para que haja uma mudança de atitude em relação ao lixo. “No início, só foram aproveitados 5% dos resíduos recicláveis. O restante estava contaminado, sujo e misturado. Por isso a importância de não misturar o lixo orgânico com os recicláveis”, explica.

 

Mara ressalta que houve boa receptividade dos lojistas e que alguns ainda não tinham conhecimento sobre a existência da coleta seletiva nesta região da cidade. “É necessário informar até mesmo para não cobrarmos aquilo que as pessoas ainda não conhecem e a presença dos catadores nesta ação também foi muito importante, para que possam transmitir essa sensibilização, até porque, além do meio ambiente, eles são os maiores beneficiados”, afirma.

 

Materiais perfurocortantes também foram itens trabalhados na campanha. “Há muitos casos de coletores que se ferem ao pegarem o lixo, por conta de vidros quebrados, pontas de faca, entre outros. Então, falamos do descarte adequado destes materiais”, reitera Mara. Agulhas e seringas devem ser colocadas dentro de garrafas pets tampadas ou em recipiente rígido que não rompa com facilidade. As lâminas de barbear, pregos, pedaços de ferro e arames, bem como objetos quebrados, louças, copos, garrafas e espelhos devem ser embrulhados em jornal e descartados em recipientes com tampas resistentes.

 

A educadora ambiental avalia que o consumidor é responsável pelo seu lixo e que é preciso a conscientização do cidadão. “Uma das medidas mais importantes é a mudança de atitude do cidadão, separar o lixo seco do úmido já ajuda. Pouco adianta passar o caminhão, disponibilizar o coletor, ou os catadores esperarem por esses resíduos para abastecerem a cadeia produtiva da reciclagem e gerar renda suas famílias. Como agora contamos com a coleta seletiva, precisamos dessa iniciativa e participação individual dos munícipes”, conclui.

 

A campanha foi realizada em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis nos Aterros do Mato Grosso do Sul (Coopermaras), a Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis nos Aterros Sanitários do MS (ATMARAS) e a Cooperativa de Catadores do Bairro Dom Antônio Barbosa em Campo Grande (CATA/MS) que compõe os trabalhadores da UTR – Unidade de Triagem de Resíduos de Campo Grande.

 

Serviço - Além da panfletagem, a Solurb realiza outras atividades que estimulam a educação ambiental para a comunidade. O público-alvo são escolas, associações, empresas e quaisquer instituições que tenham interesse em promover a conservação do meio ambiente e da cidade. As palestras são realizadas sem custo algum e podem ser solicitadas pelo telefone 0800 647 1005.

 

Sobre a Solurb

 

A CG Solurb Soluções Ambientais é a concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos em Campo Grande. Entre os serviços prestados, estão: coleta seletiva do lixo; coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares; varrição de vias e logradouros públicos; pintura de meio fio; limpeza de vias após as feiras livres; capina, roçada, raspagem manual e mecanizada de passeios, guias, sarjetas e logradouros públicos; limpeza manual de boca de lobo e coleta de resíduos de serviço de saúde. A empresa desenvolve, ainda, programas de educação ambiental, coordena a Unidade de Triagem de Resíduos e mantém a operação e manutenção do Aterro Sanitário.