Estudantes visitam o Aterro Sanitário e a UTR

Estudantes visitam o Aterro Sanitário e a UTR
12/09/2018 |

No mês de agosto, o Aterro Sanitário e a UTR (Usina de Triagem de Resíduos), foram visitados pelos alunos do 6º e 8º semestre do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB e pela turma do curso técnico em Mobilização Ortopédica do CEPEF Ezequiel Ferreira.

 

Segundo a professora da disciplina Resíduos Sólidos, Ana Paula, é preciso que os acadêmicos de engenharia conheçam como funciona o aterro sanitário por ser um modelo de estrutura ambientalmente adequada.

 

A professora Juliete Bispo, responsável pela disciplina de Bio Segurança do CEPEF, diz que o objetivo da visita é conhecer o destino final dos resíduos hospitalares, Juliete destaca a importância de promover conscientização nas atitudes dos futuros profissionais.

 

A aluna do 8ª semestre de engenharia, Nathalia Sanches dos Santos, após visitar o aterro e a UTR (tendo como condutor o coordenador Wellington Costa), relata que a visita engrandeceu sua visão como futura profissional. Aposta que o gerenciamento de resíduos sólidos será um novo nicho para os profissionais, já que a nova legislação dos Planos Estaduais de Gestão Integrada de Resíduos Urbanos tem como uma das suas ações a construção de aterros sanitários e a eliminação de lixões. 

 

A visita foi conduzida pelo gerente e engenheiro Renato Ferreira. Renato declara que as visitas técnicas são uma oportunidade para quem está de fora conhecer o funcionamento do aterro, entre dificuldades e contribuições. O recado principal durante as visitas, segundo Renato, é sobre a importância da população se conscientizar e praticar o descarte correto de seus resíduos se inserindo nos serviços da coleta seletiva.

 

Vale registrar a surpresa da grande maioria dos visitantes ao perceberem que não existe nos locais visitados o odor insuportável que muitos esperavam sentir.

 

A Solurb, suas estruturas e profissionais estão abertos para receber visitas, disseminar conhecimento e colaborar na construção de cidadãos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente.