Crianças aprendem na prática importância da reciclagem e preservação ambiental

Crianças aprendem na prática importância da reciclagem e preservação ambiental
17/08/2015 |

Dia de sol e lazer em família, com muita aprendizagem e sensibilização sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao meio ambiente. Para as crianças do Clube de Aventureiros Turminha do Pantanal, o último domingo (16) foi assim, com direito a caminhada ecológica e brincadeiras que envolveram até mesmo os pais. A ação foi conduzida por uma equipe da Solurb no Centro de Educação Ambiental Imbirussu, localizado na Vila Popular, e reuniu mais de 100 pessoas, entre pais, filhos e outros familiares.

 

O objetivo do encontro foi promover a conscientização sobre reciclagem do lixo e preservação ambiental e separação dos resíduos secos dos úmidos, buscando colaborar com a coleta seletiva realizada em Campo Grande. Para isso, foi realizada uma gincana, onde quatro grupos receberam sacos e fizeram uma caminhada ecológica pelo Parque do Imbirussu, recolhendo resíduos que são jogados na mata. O resultado foi surpreendente: todos os sacos voltaram cheios de garrafas, plásticos, vidros e, até mesmo, pedaços de pneus.

 

Conforme o educador ambiental da Solurb, Heitor Simões, a separação dos resíduos é fundamental para que a coleta seletiva do lixo seja mais eficaz. Por isso, a importância de sensibilizar as pessoas. “Vamos ao encontro das pessoas para que elas reflitam seus comportamentos e mudem de atitude em relação ao descarte de resíduos. No caso dos aventureiros, encontramos aqui uma turma alegre, participativa e transformadora, que com certeza será multiplicadora dessas informações”, ressalta.

 

A técnica de segurança no trabalho, Gislaine Carla Ojeda, fez questão de levar seus dois filhos, Gustavo Ojeda, 10 anos, e Maria Clara, 7 anos. “Eles começaram a participar da turminha este ano e está sendo muito bom. Com ações como esta, podemos mostrar para as crianças a importância de pensar no bem comum, por meio da preservação do meio ambiente”, ressalta. Esposo de Gislaine, o técnico em eletricidade Valmir Salustiano, também compareceu ao evento, completando a família. “Ajudamos a limpar o parque, recolhendo alguns resíduos. Acredito que isso vai servir para que a gente pense mais no futuro do nosso planeta”, salienta.

 

Gustavo e Maria Clara eram uns dos mais animados. “Achei muito divertido, principalmente a caminhada que fizemos nos parque e também a gincana. Aprendemos que não se pode jogar lixo na natureza, nos córregos e rios, porque isso pode prejudicar a nós mesmos”, diz Gustavo. Já a Maria Clara conta que gostou bastante do contato que teve com a natureza. “Gostei de ver as árvores, os pássaros, e de ajudar a limpar o parque”, afirma.

 

O Clube de Aventureiros é realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e existe há mais de 17 anos, com o objetivo de levar aos pequenos, atividades lúdicas e recreativas, para que possam interagir com a família e a sociedade em geral, tornando-os cidadãos melhores. Atualmente, a turma é composta por cerca de 70 crianças. “Fazemos acampamentos, atividades ecológicas, entre outros. Buscamos ajudar o próximo em nossas ações sociais e acolhemos em nosso grupo, crianças de qualquer denominação religiosa”, enfatiza a diretora do clube, Márcia Cristina.

 

Mais informações sobre o Clube de Aventureiros podem ser obtidas pelo telefone (67) 9912-3247.

 

Sobre a Solurb

A CG Solurb Soluções Ambientais é a concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos em Campo Grande. Entre os serviços prestados, estão: coleta seletiva; coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares; varrição de vias e logradouros públicos; pintura de meio fio; limpeza de vias após as feiras livres; capina, roçada, raspagem manual e mecanizada de passeios, guias, sarjetas e logradouros públicos; limpeza manual de boca de lobo e coleta de resíduos de serviço de saúde. A empresa desenvolve, ainda, programas de educação ambiental, coordena a Unidade de Triagem de Resíduos e mantém a operação e manutenção do Aterro Sanitário.