Ação educativa orienta feirantes sobre a limpeza e recolhimento de resíduos

Ação educativa orienta feirantes sobre a limpeza e recolhimento de resíduos
07/08/2015 |

Nesta quinta-feira (6), a Solurb, em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), deu início a uma campanha de educação ambiental em feiras livres. Esta primeira ação foi realizada na feira localizada na Orla Morena. Durante os próximos meses, todas as feiras de Campo Grande também serão visitadas, atingindo cerca de 3.500 barracas.

 

De acordo com a educadora ambiental da Solurb, Mara Calvis, o principal objetivo da campanha é sensibilizar os feirantes quanto à limpeza do local após o uso. “As feiras são uma tradição desde a Idade Média, mas nos tempos de hoje são gerados muito mais resíduos, o que não acontecia antigamente. Por isso, apresentamos aos feirantes uma cartilha educativa, com orientações sobre higiene do local e também entregamos sacos marrons para que os detritos sejam depositados corretamente”, explica.

 

Além do ato de cidadania, de ajudar a manter a cidade limpa, o feirante pode evitar pagar uma multa, caso não cumpra o que está previsto no Código Municipal de Resíduos Sólidos e Disciplina a Limpeza Urbana em Campo Grande. “No material que entregamos, está escrito o que diz a lei. Em feiras livres, o responsável deve colocar recipientes de recolhimento dos resíduos sólidos em local visível e acessível ao público, além de manter sua área de atuação sempre higienizada”, ressalta a educadora.

 

De acordo com o secretário da Semadur, Valdir Gomes, havia reclamações da população por conta da sujeira que ficava aglomerada nas imediações das feiras e, por isso, optaram pelas ações educativas, visando conscientização. “Os feirantes são pessoas trabalhadoras e acredito que todo o apoio dado para que o ambiente de trabalho seja melhorado, será bem aceito. Junto com a Sesau, faremos a fiscalização, mas o foco é a educação ambiental”, afirma.

 

Os sacos são gratuitos e os feirantes munidos de seus registros e autorizações de funcionamento devem buscar na base de varrição da Solurb, localizada na rua Brilhante, 2127. “Desta forma, poderemos ter uma cidade mais limpa, além de promover, também, a qualidade de vida das pessoas que frequentam a feira, para que se sintam mais a vontade no local, que é ponto de encontro para muitas famílias”, conclui Mara Calvis.

 

Em caso de dúvidas, informações, sugestões ou críticas, a Solurb mantém um serviço de atendimento via telefone. Basta ligar no 0800 647 1005.

 

Sobre a Solurb

A CG Solurb Soluções Ambientais é a concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos em Campo Grande. Entre os serviços prestados, estão: coleta seletiva; coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares; varrição de vias e logradouros públicos; pintura de meio fio; limpeza de vias após as feiras livres; capina, roçada, raspagem manual e mecanizada de passeios, guias, sarjetas e logradouros públicos; limpeza manual de boca de lobo e coleta de resíduos de serviço de saúde. A empresa desenvolve, ainda, programas de educação ambiental, coordena a Unidade de Triagem de Resíduos e mantém a operação e manutenção do Aterro Sanitário.