CG Solurb promove ações porta a porta para conscientizar a população

CG Solurb promove ações porta a porta para conscientizar a população
18/05/2016 |

Tendo em vista a inclusão de novas regiões de Campo Grande nos serviços de coleta seletiva, a CG Solurb ampliou as ações de conscientização da população quanto à forma como o lixo deve ser separado.

De acordo com Mara Calvis, Educadora Ambiental, o Setor de Educação Ambiental vem desenvolvendo ações porta a porta, dialogando com moradores sobre a coleta seletiva.  

O trabalho é realizado diariamente por quatro pessoas no período da manhã e mesmo número à tarde. “A iniciativa é fundamental principalmente para as regiões onde a coleta seletiva e orgânica ocorre sempre no mesmo dia e horário”, disse Mara Calvis, ao explicar que, somente nesse caso, os sacos plásticos verdes continuam sendo distribuídos pela CG Solurb.

“Nas demais regiões onde o caminhão da coleta convencional passa em dias e horários diferentes da coleta seletiva, não serão mais disponibilizados os sacos verdes e os resíduos recicláveis poderão ser acondicionados em quaisquer embalagens, em sacos ou caixas”, pontuou.

Para reforçar esse trabalho, a concessionária mobiliza sua equipe para ações de orientação por meio de palestras e oficinas práticas em escolas, condomínios, praças comunitárias, feiras-livres, associações e universidades, dentre outros locais.

Além disso, realiza a capacitação interna dos funcionários da CG Solurb, conforme explicou Mara Calvis. “Buscamos difundir valores que conduzam o indivíduo a uma convivência harmônica com o ambiente”, ressaltou.

A coleta seletiva visa separar e classificar o lixo para que se possa aproveitar tudo o que é reciclável. Separa-se o que é inorgânico (lixo seco e reciclável), como vidro, papel, metais e plástico, do orgânico (lixo úmido não reciclável), como resto de alimentos – frutas, verduras e casca de ovos, dentre outros.

O fundamento desse processo é a separação, pela população, dos materiais recicláveis do restante do lixo. Esse simples ato permite redução do volume de lixo para a disposição final correta em aterros, diminuindo a extração dos recursos naturais e 50% a menos de água e energia na fabricação de novos produtos.

Atualmente, a Solurb atende na Coleta Seletiva cerca de 115 mil domicílios em 113 bairros. “De 2013 a abril de 2016, atendemos, instruímos e orientamos aproximadamente 240 mil pessoas com trabalhos sobre a rota de lixo, jogos, gincanas e premiações ensinando a separar os resíduos, contação de estórias e musicalização”, finalizou Mara Calvis.